quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Motociclismo de Endurance - parte I


As provas de endurance estão se popularizando por aí...

Você sabe do que se trata?

Existe uma associação americana - a Iron Butt Association - que realiza a certificação de provas de endurance. O MOTOciclista que deseja ser certificado e, por tabela, virar um membro da Iron Butt Association (IBA), precisa cumprir uma das provas estabelecidas pela associação (veja em http://www.ironbutt.com/), preparar a documentação após realização da prova (utilizando-se para isso de critérios de certificação semelhantes aos utilizados no Guiness Book of Records), e aguardar o escrutínio da papelada pela equipe da IBA. Caso a documentação seja aceita em conformidade às normas estabelecidas, você receberá seu número de inscrição na associação e um diploma da prova realizada e, agora,  certificada.

Para citar um exemplo, a "prova de entrada" para a associação, ou melhor dizendo, a prova habitualmente realizada por quem tem interesse em ingressar na IBA é o Saddlesore (tradução ao pé da letra: escara de assento), que consiste em se percorrer pelo menos 1000 milhas (1609 Km) em menos de 24 horas.

Por que alguém dedica tempo e dinheiro nisso não vem ao caso discutir neste post. Mas fato é que cada vez mais motociclistas se interessam e há um número crescente de motociclistas certificados aqui no Brasil.

Quando eu fiz, alguns anos atrás, creio que havia cerca de 20-30 brasileiros certificados. Hoje esse número é muito maior. E mais pessoas sabem da existência da IBA. Muitos acham que ser Iron Butt é algo para se gabar, vêem na certificação algo a ver com a construção de um mito pessoal (vejam bem, eu não vejo a coisa dessa maneira: os ideais da IBA são muito mais nobres do que isso, dê uma olhada no site deles). E cá entre nós, o que não falta por aí é neguinho querendo ser melhor que os outros, e se tem algo que "prova" isso, here we go again...

E nesse incremento de interesse pelo assunto, pela IBA e pelas certificações, na popularização da coisa, espertinho percebeu oportunidade de negócio: o interessado para X reais, recebe as orientações para fazer a prova, é marcada data e horário para a partida, quando em grupos os candidatos a Iron Butt seguem por um roteiro pré-determinado pela empresa organizadora, com carro de apoio (??????? - qual o sentido disso???? fazer uma prova de endurance com carro de apoio?????) e terminada a prova, a empresa se responsabiliza pela preparação e pelo envio da documentação.

Eu tenho opinião muito consolidada a respeito desse "movimento" de pessoas que se agrupam para fazer provas de endurance organizadas por empresas. Mas vou deixar para comentar em outro post.

Por enquanto gostaria que você, leitor, se manifestasse a respeito, inserindo comentários neste post. Quero ter a oportunidade de confrontar  a minha opinião com a de outras pessoas.

Um comentário:

  1. Eu não sou a favor desse tipo de coisa também. Vocês como motociclistas experientes que são sabem que um dos prazeres da viagem é justamente o planejamento, a discussão, a elaboração do roteiro entre outras muitas coisas, então porque pagar pra isso?? Tem gosto pra tudo, mas eu não gastaria meu dinheiro nisso não.. mas gosto é gosto né?

    Abraços e parabéns pelo blog e pelo site.

    ResponderExcluir