sábado, 26 de junho de 2010

Guararavacã do Guaicuí


Aqui pertinho fica a Barra do Guaicuí. Explico: trech de terra que fica na região entre a junção do Rio das Velhas com o Rio São Francisco, na cidade de Guaicuí.


Cujo nome antigo: Guararavacã do Guaicuí.


"Guararavacã do Guaicuí: o senhor tome nota deste nome. (...) foi nesse lugar, no tempo dito, que meus destinos foram fechados. Será que tem um ponto certo, dele a gente não podendo mais voltar para trás? Travessia de minha vida. Guararavacã - o senhor veja, o senho escreva. As grandes coisas antes de acontecerem. Agora, o mundo quer ficar sem sertão.

(...) Aquele lugar, o ar. Primeiro, fiquei sabendo que gostava de Diadorim - de amor mesmo amor, mal encoberto em amizade." - Jagunço Riobaldo


Bem aqui Riobaldo declara seu amor por Diadorim.


Encontramos na Barra do Guaicuí as ruínas da Igreja de pedra de Bom Jesus dos Matozinhos - construída por escravos entre 1650 e 1679. Foi abandonada no século XVIII por conta da malária que rondava a região (fato citado pelo próprio Guimarães em sua obra) - e o mais belo fruto desse abandono é que, justamente no lugar do altar mor, cresceu uma enorme gameleira por sobre a Igreja. Muito bonito!
Fernão Dias morreu de uma febre, provavelmente de malária, próximo a esse lugar, Rio das Velhas na Barra do Guaicuí (segurando nas mãos as turmalinas que ele pensava fossem esmeraldas, segundo a lenda). Diz a história que o seu corpo foi enterrado próximo a essa própria igreja.
O senhor veja, o senhor escreva: Guararavacã do Guaicuí!


Agora, amanhã, em direção a Três Marias, com direito a passar por Lassance e Morro da Garça. Até lá, até lá. Até lá!

2 comentários:

  1. E aí Riobaldo .... rsrsrsrsrs
    To gostando de ver sua aventura sertaneja.
    Gostaria de estar aí pra fazer estes trechos off-road com vc.
    Fico aqui na sua torcida
    Abs, Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Oi Má,
    Sua viagem tá mesmo fascinante! Só mesmo o Vïtor com seu sorrisinho, seus olhinhos me fitando enquanto mama e a bochecha toda cheia de leite, pra me fazer aguentar a vontade de estar aí com vc!! Apesar da saudade que está apertando o coração, estou feliz que vc esteja realizando mais este projeto e sua vivência me enriquece também. Então fico aqui torcendo na sua garupa virtual.
    E vc não me disse que ia atravessar o Liso... (ainda bem, se não teria perdido o pouco sono que me resta...rsrs) Quer dizer que o Liso é pior que a Cuzco-Nazca?? Ou será a hipocrisia da memória embaçando suas lembranças? Voltando àquelas horas, àquele dia que terminou com um "pollo a las lágrimas"... me lembro que toramos 10, 15 léguas sem ver viva alma (exceto llamas...), então lá também era sertão! Mas um sertão gelado que cruzamos juntos... saudades das nossas viagens pelo cone sul...
    E eu ia gostar da ponte? Ia é morrer de medo... rsrsrs
    E tem bolinho caipira na festa junina daí? Depois vamos juntos comer um lá em SJC...
    Bem, continue aproveitando, fique tranquilo que seu filho está bem, crescendo e rindo muito, Graças a Deus.
    Um beijo enorme meu e do Vitinho pra vc.
    Te amo,
    Antonela

    ResponderExcluir