sexta-feira, 17 de junho de 2011

Para Brasília e para São Jorge

Ontem à noite saímos eu e a família do Rodrigo Bastos, sua esposa Dani e os seus filhos Tetê e Lori. Passeamos um pouco por Goiânia, tomamos umas cervejas e papeamos bastante... com direito a dicas sobre o roteiro que eu pretendia seguir no dia seguinte. Foi muito bom revê-los. Obrigado amigos,  pela acolhida aí em Goiânia!

Hoje saindo de Goiânia passei por Brasília (cerca de 200 Km, estrada tranquila) e resolvi entrar na cidade só para conhecê-la (nunca estive antes lá). Passei no Palácio da Alvorada e pedi para falar com a Dilma. Queria levar ela para dar um rolê na vermelhinha (minha moto, minha V-Strom, que é vermelha...). Os guardas não deixaram. Expliquei que fui eleitor dela, não adiantou. Escrevi um bilhete:

"Olá Dilma!
Quer dar uma voltinha na vermelhina? Estou aqui fora te aguardando.
Não se assuste - acesse www.motoconesul.com
Fraterno abraço,
Marcos Catania - cidadão brasileiro - seu eleitor" 





Mas também não deu certo. Saí de lá e fui conhecer a avenida monumental, com direito a estacionar a Vermelhinha bem na frente do congresso nacional. Achei Brasília bonita e com um quê de sinistro, não sei explicar, turismo urbano não é para mim...



De lá segui em direção a Alto Paraíso de Goiás (veja em um mapa!). Foram cerca de 250 Km de estrada lotada de remendos e buracos - os quais a V-Strom atropelou confortavelmente andando a 120-140 Km/h. Como faz diferença uma moto com suspensão apropriada para essas estradas!

Chegando a Alto Paraíso, saí da GO 118 para entrar na GO 239, em direção ao destino final do dia (senão mais uns 150 Km e eu parava em Tocantins!). Foram 23 Km de asfalto - e então começou a terra. Depois de 13 km de estrada de chão eis-me encostado na Chapada dos Veadeiros, em um pequeno povoado de ruas de terra com cerca de 500 habitantes chamado São Jorge.



No caminho, a paisagem do cerrado, e vista para a Chapada e para campos de buritis - o Jardim de Maytrea. Muito bonito! A pousada escolhida - Trilha Violeta, bonita, simples e barata. Perfeita!



Como ainda era cedo (cheguei em São Jorge umas 14:30), almocei uma comidinha caseira (arroz, feijão preto, abóbora, cenoura, beterraba e farofa de carne com quiabo e uma boa pimentinha) e fui conhecer o Sítio Espaço Infinito - Santuário Ecológico do Salto Raizama. Estrada de terra de novo com a motoca, até o inicio da trilha, com a chapada ao fundo, muitas flores, o cerrado e cachoeiras, cânions e piscinas naturais. Eram já 6 da tarde mas rolou aquele mergulho, é claro.

É isso aí: boas estradas, tempo excelente, comida boa e simples, povoado acolhedor, e muita natureza - o que mais que o cara pode querer?



Agora vou jantar. Amanhã a história continua! Até lá, até lá. Até lá!

3 comentários:

  1. Olá, ao digitar guimarães rosa, o fabuloso escritor mineiro, terminei por chegar em seu blog, o que foi uma surpresa agradável, pois, além de literatura gosto muito de moto (tenho até uma bicletazinha para uns passeios - Drag Star 650). Gostei da referência rosiana, pois é muito significativa a frase de que no mundo cabe muito mundo. Parabéns, voltarei para dar outras espiadas. Sim, tenho uma página na net. http://www.augustonsampaioangelim.recantodasletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pois é, como o amigo do outro comentário, Augusto, cheguei até esse blog fazendo pesquisas, mas no meu caso, o local procurado foi Andrequicé.
    Gostei muito daqui, o relato das viagens nos faz ter a vontade de repetir os caminhos!
    Só uma pequena correção: a Chapada vizinha de São Jorge não é a dos Guimarães (que fica no Mato Grosso), mas a dos Veadeiros.

    ResponderExcluir