domingo, 19 de dezembro de 2010

Dormir, beber e rezar




Domingo em Diamantina, Pousada Pouso da Chica. Terra da negra liberta que queria ter o mar. Pecadora dos 7 pecados capitais, caridosa e temente a Deus. Amante acima de tudo de seu marido João Fernandes. Terra de Chica da Silva, cuja casa foi o único ponto turístico aberto aos turistas neste domingo de dezembro. Chica que ordenou a construção da Igreja Nossa Senhora do Carmo, e hoje está enterrada na Igreja de São Francisco, onde a tarde a missa canta e invade as ruas silenciosas da cidadezinha, onde se vê o povo do lugar. REZAR.
Terra do nosso ex-presidente Juscelino Kubitschek, hoje estátua de praça que leva seu nome. Praça pacata por onde passeamos com nosso filho no colo, atingimos o centrinho da cidade, o Café "A Baiuca", onde os mineiros bebem. Almoçamos no restautrante "A Casa de Antônio" ao som da viola dos moradores que cantavam "...ter uma casinha branca de varanda, um quintal e uma janela, para ver o sol nascer...", com vozes embriagadas e desafinadas. BEBER.
Toca o sino às 18h. O Vítor e o Marcos rangem a rede relaxada na varanda do nosso chalé. O clima é ameno demais, vejo uma jaboticabeira, uma pitangueira, espinafres e hortelãs pelo chão, e O Limoeiro. "Meu limão, meu limoeiro, meu pé de jacarandá!"

Cantiga de ninar o bebê, que aprofundou no seu sono no colo do pai, no balanço da rede, no marasmo gostoso do fim de tarde, a descansar. DORMIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário