sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A necessidade de PARTIR!

Esses dias fiquei sensibilizado com o relato das dificuldades que um grande amigo está enfrentando frente à proximidade da partida para uma grande aventura de MOTO. Além de estar com uma doença aguda às vésperas da saída, teve problemas com a documentação. Transcrevo abaixo trechos da mensagem que escrevi a ele, com algumas omissões para manter o anonimato e a universalidade da mensagem, de maneira que possa, quem sabe, incentivar a outros que possam estar em dúvida ou enfrentando problemas semelhantes frente à proximidade da partida.

Ao prezado amigo,

[palavrão]



Mantenha a calma, se cuide, se a coisa enrolar, e você perder o prazo da partida com o [suprimido], desenrola do jeito que der e vai SOLO afterwards!
Viajar SOLO tem suas vantagens, você deve saber. Garanto que você vai meditar muito sobre a vida, e depois de passados uns 5 dias na estrada, você já se sentirá um peregrino (acordar cedo - arrumar as coisas - estrada rumo a Meca - nada mais importa). Vai entrar um um estado mental diferente, você vai ver e depois vai me contar. É bom se distanciar de casa, das pessoas, do idioma, para longe a fim de se chegar mais próximo de si mesmo.
Quando eu estava partindo para o Peru, troquei uma idéia com o [suprimido]. Eu tava com um bad feeling danado, não sei porque eu achava que ia dar alguma grande [palavrão], um mal pressentimento [palavrão] (coisa que agora posso garantir que não aconteceu!). Ele sacou a minha inquietude, me deu umas 12 garrafinhas de cachaça iguais a essa que eu te dei, falou umas coisas do tipo relaxa e se alguma coisa der errado tome a cachaça e me mandou o seguinte texto, que inclusive está no nosso DVD e no livro, medite a respeito dele:

Risco da aventura
¨Não precisamos correr sozinhos o risco da aventura, pois os heróis de todos os tempos a enfrentaram antes de nós, o labirinto é conhecido em toda a sua extensão. Temos apenas que seguir a trilha do herói, e lá onde temíamos encontrar algo abominável, encontraremos um Deus. Onde imaginávamos viajar para longe, iremos até o centro da nossa própria existência. E lá onde pensávamos estar sós, estaremos na companhia de todo mundo.¨ ( Joseph Campbell )


Quando converso com pessoas interessadas em viajar de moto no nosso esquema, o incentivo mais comum que eu preciso oferecer é para que as pessoas considerem viajar sozinhas. Isso porque é muito comum que elas coloquem outras situações paralelas para o start da viagem (compartilhar roteiro com um colega, ou outras circunstâncias, p. ex. um casal que não queria ir preocupado com a gripe A). Na realidade, muitos não viajam por questões irrelevantes (tipo ter um parceiro) ou porque na verdade têm algum receio que acho que os leva a buscar motivos para não viajar (como no exemplo da Gripe A). Viajando SOLO, você ganhará um tempo para você e para as suas coisas e para a priorização da viagem que VOCÊ considera mais adequada para VOCÊ. Isso é muito, muito valioso e se perde muito disso quando compartilhamos o roteiro com outras pessoas.

Não estou desestimulando você a viajar com o [suprimido], apenas estimulando a sair SOLO, caso esta seja a possilibidade de viajar, ok?

E nada impede de vcs se encontrarem no meio do caminho, sei lá...

Pense com carinho. Olhe para o espelho e pergunte para si mesmo o que você QUER fazer, o que vai te deixar mais feliz e realizado quando se lembrar desse momento daqui a 10, 15 anos...

Eu fico muito triste quando vejo planos frustrados de viagem de amigos. Peço que pense com carinho e persevere na intenção de viajar, porque acredito firmemente que, havendo a oportunidade, não podemos deixar passar. Ainda mais para [suprimido], depois que você chegar lá, você vai ver como é pertinho, essa história de ser longe é só para quem nunca foi.

Pense com carinho, cuide-se, recupere-se, há males que vem para o bem. Isso é algo que não há como provar, só para quem tem fé, aceite com resignação essas dificuldades, que são transitórias, imagino que seja possível de se resolver as coisas de maneira a viajar SOLO ou acompanhado, o importante é que tais dificuldades tornem mais saboroso o prêmio que reside na realização dessa viagem.

Olhai os corvos: não semeiam nem colhem, não têm celeiro nem despensa. No entanto, Deus os sustenta. Será que vós não valeis mais do que os pássaros?
Quem dentre vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só dia à duração de sua vida?
Lucas, 11: 24-25

Ao sucesso da sua Expedição!

Falou! Por aqui, à disposição!

Marcos Catania

Um comentário:

  1. Catania,
    Sábias palavras! Sinceramente olho em torno e vejo que muitos dos que viajam longe, tambem viajam SOLO. Talvez porque na distância e na solidão do capacete esteja a verdadeira viagem que pretendemos fazer sempre. Gostei do suprimido! Acredito que cada um tem seu próprio tempo e quando estamos somente conosco mesmos, todo o tempo é nosso e talvez aproveitar este tempo é o que nos ensina a "grande viagem".
    Abracao a vcs e obrigado pelos posts!
    Felipe e Marcia

    ResponderExcluir