Para conhecimento das forças da guarnição e fronteiras, sob o meu comando, faço público o seguinte:
O Comando do 6o Distrito Militar, em telegrama de ontem, comunicou que em um encontro das forças do eminente republicano, coronel Moreira Cesar, com as dos fanáticos de Antonio Conselheiro, resultou na morte daquele e mais a do coronel Tamarindo, três capitães, oito subalternos e mais de 200 praças.
Com profundo e justo pesar, transmito aos camaradas, sob o meu comando, a notícia de tão triste acontecimento, que roubou à república mais um punhado de seus bravos defensores.
Mais triste é ainda este fato por nos trazer a convicção de que a exploração de miseráveis e cobardes inimigos das instituições republicanas, abusando da ignorância dos laboriosos sertanejos do norte, conseguiu que grande número de ingênuos, até há pouco arrastados apenas por mal compreendidas idéias religiosas, hoje se tenha tornado uma grande maloca de miseráveis, capazes das maiores atrocidades.
Que satisfação devem ter esses vis sebastianistas, saboreando, de longe, e escondidos, tão brilhante resultado, para eles, como seja: milhares de indivíduos de todas as idades, abandonando o trabalho, choupanas e haveres, para, embrutecidos, trocando as ferramentas que lhes davam o pão, pelo punhal e trabuco do bandido, transformarem em lago de sangue o até então pacífico sertão ?!
Em tão lamentáveis fatos vê-se ainda o atilamento, a previdência patriótica do inolvidável Marechal de Ferro, descobrindo na malfadada revolda de 1893, trabalho sebastianista.
Esquecem-se porém, esses indignos brasileiros, que a hora da vindita chegará, se não chegou já, devido tão-somente a sua impatriótica provocação.
Camaradas! Continuemos alerta!
Não que perigue a República, consolidada e tornada inexpugnável pelo imortal Floriano Peixoto; mas para oportunamente castigarmos, como merecem, a todos aqueles que intentam vilipendiá-la.
Que o sacrifício patriótico de tantos e tão distintos heróis republicanos, nos sirva de estímulo no momento.
Antes disso... dedicamos as nossas sentidas homenagens e uma saudade aos valorosos camaradas, que tombaram em defesa da República.
João Cesar Sampaio, coronel. Ordem do Dia do Exército. 9-III-1897
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário