sábado, 26 de junho de 2010

De Itacambira a Montes Claros







Quarta-feira, dia 23 de junho

Hoje foi voltar para Montes Claros.

Rodovia e Eucaliptos
Pela MG-038. Saindo da cidade, já vem a subida da serra, até o mirante, com uma plataforma onde vemos a cidade e as serras do entorno, muito legal. Subida de calçamento (vide fotos).
Depois vem 20 Km de terra. Depois 20 km de asfalto. Depois 20 km de terra. E depois 40 Km de asfalto até Montes Claros. O trecho, conforme já havia dito, está em pavimentação.
Depois do trecho inicial de 20 Km de terra, ao encontrar asfalto, achava que estava com sorte (será que é asfalto até Montes Claros?) - ainda não. Esse trecho de asfalto fica na serra onde há muitos Eucalipais. Cada Eucalipal gigante! [dê uma olhada nessa região no Google Earth - nas imagens de satélite os eucalipais são os trechos homogêneos de verde mais escuro). Dá medo de ver o tamanho dos eucalipais.
A plantação de Eucaliptos crece muito pela demanda de carvão vegetal para a siderurgia mineira, principalmente. Vai também para celulose e para madeira para cercas e postes. Em outro momento no blog vou comentar do impacto disso na ecologia local...
Mas esse trecho é muito bonito por entre a serra. Muito bonito, tirando a condição da estrada, a paisagem dá gosto de ver.
E com relação à condição da estrada: existe algo pior que uma estrada de terra em más condições: uma estrada de terra em más condições sendo asfaltada! Porque aí eles começam a fazer desvios, desníveis, invariavelmente mal-feitos, de areia mole ou brita solta, inclinados para a lateral ou com valas enormes ao lado, em meia pista (vem um caminhão na outra mão você se f****), com rampas de acesso aos desvios medonhas, olha, ruim demais.
Fiz com os pneus ainda com a pressão reduzida. Apesar dos pesares, sem susto. Amigo, muuuito cuidado com trechos em pavimentação... (a chance de estar ruim é enorme).
Saindo de Itacambira, passa por Pau D´Óleo e depois Juramento (lembra, onde Fernão Dias enforcou o próprio filho?). A partir daí é só asfalto até Montes Claros. Em breve (final do ano?) todo esse trecho deve estar asfaltado.

Em Montes Claros
Encontrei com o Pablo e com o Marcus Vinícius novamente. Fazia tempo que eu não ria tanto com as histórias dos dois.
Depois, ainda tive o grande prazer de conhecer os pais do Pablo e do Rodrigo, meu antigo colega da Mecatrônica: batemos um bom papo na casa deles. Muitas lembranças da época em que estudei na Poli.

Amanhã, garupas, um destino sinistro nos espera. Seguiremos no rastro de um momento (na verdade, de dois momentos pela mesma região) críticos e sofridos (física e psiquicamente) na vida de Riobaldo e Diadorim. Aguardem e preparem-se para o pior...

Um comentário:

  1. Grande amigo. Fico contente em saber que voce fez uma boa viagem pelo norte de Minas. Voce passou ate por Juramento!!! Recebi fotos de sua visita aos meus pais. Muito obrigado pela atencao. Retornei hoje da Europa. Estava na Galicia uns dias em Portugal outros dias na Espanha. Lugar interessante. As placas na estrada na parte espanhola estao todas em Galego que eh uma lingua bem proxima do portugues. As ruas chamavam-se ruas com acento no u e nao calles. Talvez va la novamente no mes de agosto. Quem sabe de tempo para visitar Santiago de Compostela que fica a uns 80 km da cidade de Vigo (filial da empresa). Um grande abraco a voce, Antonela e Vitor.

    ResponderExcluir